Semente de LinhaƧa

As sementes de linhaça são um poderoso desintoxicante, contém carboidratos, proteínas, lipídios e fibras, além da vitamina "K", que influencia na coagulação sanguínia, contém ainda as vitaminas B1, B2, C e E. Recém trituradas, atuam como estimulante das paredes intestinais (reidratam o intestino regularizando suas funções). Têm efeito espasmódico, analgésico, antiinflamatório (utilizada nas inflamações dos rins, bexiga e doenças dos órgãos respiratórios) e auxilia na redução dos níveis sanguíneos de colesterol e no controle da glicemia.
Estudos recentes indicam que a linhaça contém alto teor de ácidos graxos do tipo ômega 3, que auxiliam na desobstrução das artérias e na prevenção de alguns tipos de câncer como os de mama e próstata. Além disso, este tipo de ácido graxo atua como um repositor hormonal natural, por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, diminuindo os sintomas da menopausa como suores, dores de cabeça e insônia.
São recomendadas 2 colheres de sopa por dia, trituradas. A farinha pode ser acrescentada aos sucos, água, sopas, ao prato de salada e às massas de pães e biscoitos.