Misturas de Sementes Especificas

Canários gostam de alpiste, periquitos preferem painço.
Cada tipo de ave tem a sua preferencia de alimentação, o que está intrinsecamente relacionado às necessidades de cada uma delas e do que cada uma procuraria se estivesse na natureza.
Assim sendo, um produto contendo uma mistura ideal para determinado tipo de pássaro criado em cativeiro será aquele produto em que as aves comerão por completo, ou seja, não haverá seleção das "melhores" em detrimento das "piores".
Misturas específicas fazem com que 100% das sementes sejam ingeridas, evitando sobras no cocho. Além de fornecer a mistura de sementes e a proporção de nutrientes ideal para aquela ave em específico, um produto com estas características posui também vantagens econômicas, uma vez que não existem sobras nem seleção de sementes.
Apenas a título de curiosidade, existem no mercado misturas de sementes para cánarios que contém painço. Canários NÃO comem painço! Eles selecionam as sementes de painço da mistura e simplesmente deixam de lado. Isso existe em alguns produtos porque o painço, além de ser "bonitinho e diferente", é barato, sendo assim importante para o preço final do produto. Estima-se que um mistura ideal represente uma economia em torno de 15% em relação a uma outra que não tenha sido formulada especificamente para aquela espécie.